terça-feira, 22 de setembro de 2009

anthem (mas não tem justificativa)

Desta vez vou escrever sobre um vídeo que recebi na semana passada por e-mail: o vídeo da Vanusa cantando o Hino Nacional Brasileiro. Não sei se vocês já viram. Está no youtube. Vejam: www.youtube.com/watch?v=6w9MpztV4gk. Eu já tinha ouvido alguns comentários sobre esse vídeo anteriormente, mas nunca me lembrava ou me interessava em procurá-lo, até que um amigo me mandou o link. Trata-se de uma solenidade política, onde em determinado momento a Vanusa canta o Hino Nacional Brasileiro, acompanhada de um violonista. Nada a falar do violonista, a não ser o violão com conexão MIDI e som de piano elétrico. A Vanusa me pareceu um pouco desconfortável com o tom e com a letra, tanto que se confunfiu um pouco com as palavras. Fiquei com a impressão, ao final do vídeo, que ela nunca tinha ouvido o hino anteriormente e que estava desconfortável simplesmente por estar cantando. Mas convenhamos, o Hino Nacional Brasileiro não é tão simples de se cantar. Além de ser natural o nosso cérebro "apagar" as informações que não usamos frequentemente. Isso acontece com qualquer coisa: com letras de música, números de telefone, nomes de pessoas.

Não, não estou defendendo e tampouco justificando o erro vergonhoso da Vanusa. Primeiramente porque não há justificativa para uma apresentação mal preparada. Nem a falta de tempo, nem o desconhecimento. Se você se propôs a fazer algo, você tem que fazê-lo bem. Segundo porque seria o esperado que todos os brasileiros soubessem cantar o Hino Nacional, mas como nem todos o sabem ... E é esse o ponto onde eu quero chegar.

Se há uma coisa que eu aprendi é que não se deve julgar o erro alheio, especialmente se você sabe que pode cometer o mesmo erro. Como acabei de dizer, nem todos sabem cantar o Hino Nacional Brasileiro, e posso garantir que muitos daqueles que assistiram ao vídeo e caçoaram do erro da Vanusa, certamente pesquisaram a letra do hino no Google porque também não sabiam. Estou certo ou errado? Isso, sem mencionar aqueles que até "sabem" cantar, mas não têm ideia do que o hino significa e mal conseguem pronunciar as palavras.
O que eu quero dizer é o seguinte: de que adianta expor o erro da Vanusa, intitulá-lo como "vergonha nacional", se a verdade é que grande parte dos brasileiros não sabe cantar o hino? Quer apostar? Pergunte, pois, a algumas pessoas nas ruas se elas sabem cantar o Hino Nacional Brasileiro, ou se elas sabem ao menos o que é o "brado retumbante" ou o que quer dizer "florão da América". Sem sombra de dúvidas, a maioria esmagadora vai dizer que não. Mas se você não quiser ter esse trabalho, apenas dê uma olhada esse vídeo e vai ver que eu tenho razão: www.youtube.com/watch?v=xiLB1kQeGik.
Agora, pergunte a essas mesmas pessoas se elas conhecem a música Festa no Ap, do Latino, ou sabem cantar ou dançar o créu. A palavra "sim" será unânime.
Pergunte a alguns estudandes do Ensino Médio se eles sabem por que desfilam no dia sete de setembro e muitos lhes dirão que é para ganhar pontos em alguma matéria.
Então, caros leitores, o problema não é a Vanusa ou qualquer que tenha sido a razão que a fez errar a letra do Hino Nacional Brasileiro. O problema é mais amplo. São os brasileiros que mal conhecem a própria história, que mal sabem (ou não sabem) cantar o hino do próprio país, que falam português sem nem saber o porquê, muitas vezes por não se interessarem mesmo.
Com que propriedade as pessoas condenam o erro da Vanusa, enquanto grande parte da população sabe que cometeria o mesmo erro? Quantos dos que caçoaram dela, de fato, sabem cantar o hino?


Por fim, até que o erro da Vanusa teve seu lado positivo, pois certamente levou muitos pensarem e, quem sabe, pesquisarem sobre o assunto.

Fiquem bem.
Rodolfo Roger


Um comentário: