sábado, 25 de agosto de 2012

E voltamos à época da colonização

Sim, voltamos à época da colonização.
O que acontece no Brasil hoje é idêntico a o que acontecia há 512 anos, quando os colonizadores portugueses chegaram por aqui, só que em proporções diferentes.
Os personagens não são mais os mesmos. Os colonizadores agora chamam-se políticos, e os índios,  cidadãos brasileiros. Mas a política de exploração permanece a mesma.
É só você parar e pensar.
Hoje não se dão mais espelhos - dão bolsas: Bolsa Família, Bolsa Escola, Cheque Cidadão.
Não se derruba mais madeira para levá-la a Portugal e usá-la para construir as mansões e palácios da realeza portuguesa. Agora cobram uma porcentagem mensal do seu salário (sem mencionar o imposto de renda) que teoricamente deveria ser usada para a manutenção e melhoria do Brasil, mas que o cidadão não usufrui e sequer vê um uso devido desse dinheiro.
Os jesuítas, aqueles que vinham catequizar os índios, hoje chamam-se professores, que "ensinam" em um sistema educacional falido, tentando ensinar índios a serem engenheiros ou qualquer coisa diferente de índios.
Os escravos africanos, trazidos um tempo depois para ajudar a construir esse país, ainda estão por aqui. Quer dizer, seus descendentes. E olha que interessante: além de serem considerados livres por lei em 1888, em 2000, 112 anos depois, eles passaram a ter garantidas exclusivamente a eles, também por lei, uma porcentagem das vagas nas universidades públicas.
Na época da colonização, os índios assistiam a todo o desmatamento e a exploração do seu ouro e riquezas naturais pelos portugueses, creio, sem sequer se darem conta do que de fato estava por trás. Hoje, os cidadãos brasileiros assistem à exploração e o mau uso do seu dinheiro pela TV, vivem no dia-a-dia as consequências disso, e muitos ainda sequer sabem o que está por trás.
Curioso como 512 anos depois, voltamos à época de nossa colonização. Aliás, analisando bem, acho que nunca saímos dessa época.
É o que eu penso.

Fiquem bem.
Rodolfo Roger                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário